DA SERIE ALGUNS JOVENS DA BIBLIA

Que papo é esse de chamado? 

Lições da vida do profeta Jeremias (parte 3/3)

IDENTIFICANDO VALORES

Uma palavra a liderança

 

Quando olhamos um jovem desmotivado não devemos pensar que esse jovem não quer nada, mas começar a questionar se ele esta motivado onde esta na obra, podemos ter bons obreiros parados porque nunca forma sequer convidados a um compromisso mais especifico na obra, nós lideres devemos olhar com mais atenção aos pequenos Jeremias escondidos nas fileiras de nossos bancos, escondidos e descrentes acerca de seus chamados, quantas irmãs de oração, pessoas que vão emanar unção em seus olhares estão escondidas atrás de meninas tímidas que nem sequer tem coragem de pegar no microfone quando o conjunto vai cantar, somos lideres também para incentivá-los a conhecer seu chamado, a motivá-los a tentar, a se lançar nessa nova jornada de vida. 

Dê quantas chances forem necessários para que eles se sintam em suas verdadeiras missões, pensem num jovem que chegou na igreja querendo cantar, ser solista do grupo, acho que alguém gentilmente fez ele entender que sua voz não era aquelas mais aprimoradas, daí rapidamente ele se envolveu no som da igreja, se encontrando e percebendo que poderia ser mais útil ali naquela posição, penso que muitos estão assim, querendo muito alguma coisa e esquecendo de pedir a direção a Deus de onde é melhor para ele estar, caso ele não consiga chegar nessa conclusão sozinho cabe aos lideres gastarem seu tempo orando e pensando onde melhor pode encaixá-lo na obra, devemos tomar nosso tempo na orientação desses jovens para que no futuro não gastemos nosso tempo visitando os mesmos em presídios ou casas de recuperação, ainda que nosso chamado seja também para restauração e busca dos que se perderam é melhor orientá-los agora do que sofrermos com a família enlutada depois.

Um dia conheci um jovem, alias um adolescente, que visitava nossos cultos, estava sempre perto, ele nunca se decidiu de fato, mas era notório como ele influenciava seus amigos a irem com ele a casa do Senhor, mesmo antes de servir ao Senhor ele já era um bom pregador, contudo, ele se deixou levar pela vida fácil e a sedução de tênis e roupas de marca do trafico de drogas o levou para uma ida sem volta, porem, eu percebi algo que muito me entristeceu, aquele mesmo ímpeto em levar seus amigos a igreja foi usado para levá-los também para o trafico, daí mesmo bem novo, ele era um líder no trafico, não gerente, dono, eu disse líder, ele conseguia influenciar ate os mais antigos a atacarem a comunidade vizinha, de modo de que quando ele morreu eu arrisco dizer que a paz voltou a reinar naquela comunidade, ainda que momentânea porque o inimigo não veio senão para roubar, matar e destruir, mas era evidente a liderança naquele rapaz, infelizmente não tivemos chance de usar a mesma em prol do reino, mas o inimigo não vai perder tempo em usar essa mesma capacidade para o reino das trevas.

Olhemos agora para os nossos valores escondidos, para os nossos jovens, para cada um que mesmo que dêem trabalho hoje certamente serão futuros homens e mulheres que farão diferença em nossa geração, temos que ter habilidade hoje em reconhecer e desenvolver em cada um deles o desejo de tentar e tentar cada dia mais conhecer e viver seus chamados. 

DA SERIE ALGUNS JOVENS DA BIBLIA

Que papo é esse de chamado? 

Lições da vida do profeta Jeremias (parte 2/3)

O CHAMADO É UMA PARCERIA SUA COM DEUS

 A maior dificuldade é entender esse bendito chamado, entender a vontade do Senhor para as nossas vidas, entender onde se encaixa a nossa vida no plano perfeito da obra do Senhor, nas ações divinas que influenciarão minha geração. Sempre me peguei pensando onde exatamente eu poderia atuar na obra, ou onde na verdade o Senhor gostaria que eu estivesse.

Quantos pregadores estão afundados decepção de uma carreira de cantor, e não passam o tempo todo ali, tentando, batendo nas portas, correndo atrás, mas como disse o Kleber Lucas numa musica: parece que o céu é de bronze. O fato é que temos em nosso meio muitos jovens em duvida, pensando onde devem estar, o que devem fazer, como aproveitar melhor sua juventude na casa do Senhor, a resposta a tudo isso esta na entrega real e incondicional ao Senhor. A seleção brasileira quando atua sem o Kaká é longe de ser a melhor do mundo, agora pense se o mesmo Kaká teria fama e sucesso se ele achasse e insistisse que seria melhor ele ser goleiro, zagueiro, qualquer coisa na área, seja lá o que ele quisesse nada se encaixaria tão bem quanto a posição dele, a posição onde ele mais se identifica, posição onde o mundo passou a conhecê-lo e asseguro a você que no Brasil hoje deve haver muitos jovens inspirado em sua história sonhando com o sucesso, e mirando seus sonhos naquilo que se tornou o Kaká, o melhor jogador do mundo de 2007.

Quanta duvida nos assombram no inicio. Um dia um jovem me perguntou: Jader onde é meu lugar? Ora se essa pergunta é difícil quando se trata de nós vai dizer responder por alguém. Daí pensei, muitos jovens tem duvidas acerca do seu chamado, daí rapidamente orei pedindo a Deus uma resposta aquele jovem, a resposta o Espírito sussurrou no meu ouvido, a construção do nosso chamado é uma parceria com Deus. Eu disse isso na hora pra aquele jovem, mas a verdade é que tudo que me veio depois era como se eu também tivesse aprendendo, depois em casa lembrei daquela passagem em Salmos 81.10 Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito: abre bem a tua boca, e ta encherei.  

Mas como se dá essa parceria? Em que momento posso perceber a ação do Senhor através dessa parceria?

 SERÁ ESSE O MEU LUGAR?

 Eu tenho um grande amigo chamado André, é nítido em sua vida o seu chamado acerca da pregação, é lindo ver o agir de Deus em seu ministério, pessoas que freqüentavam os cultos dirigidos por ele saiam de lá felizes porque sentiram a presença do Senhor, isso, acredito, fruto de uma busca sincera pela unção de Deus, de fato, vidas agradecem a Deus por usar um jovem pregador na sua palavra. Mas nem sempre foi assim, um dia, o pastor em sua congregação o indicou a liderar a juventude, obediente ao pedido do pastor ele aceitou essa responsabilidade, e avançou rumo ao novo desafio, contudo, devo dizer como líder ele foi um ótimo pregador, rapidamente entendeu: não é esse meu chamado, passou a festividade dos jovens procurou seu pastor agradeceu a oportunidade e confiança creditada a ele e entregou a liderança, ele entendeu na parceria que tinha com Deus que o tempo dele ali naquele cargo havia acabado, se ele continuasse seria um atacante teimando em jogar como zagueiro.

Mas essa historia só teve um final feliz porque ele antes de questionar as coisas a sua volta questionou a si próprio, chegando à conclusão que ele renderia muito mais pregando, do que liderando aquele grupo jovem, ele fez o que muitos precisam fazer constantemente, uma auto analise, será que estou rendendo o que posso? Não? Será esse o meu lugar? Ele não se culpou, entendeu que poderia dar o seu melhor para o Senhor em outra área, e com certeza foi a melhor decisão do André, talvez ninguém o conhecesse como líder, mas hoje muitos vêem a glória de Deus em suas mensagens pelo Rio de Janeiro afora.

A verdade é que na primeira tentativa frustrada muitos jovens param por ali mesmo, dizendo, essa parada de chamado não é comigo, ei meu caro amigo, meu amado irmão, quem foi que disse que somos chamados para acertar tudo, as vezes erramos, tentamos e não conseguimos nos sentir útil, parece que não estamos somando, mas isso deve gerar em nós uma auto analise para entendermos o que gostamos ou não de fazer, para assim fazer melhor para o Senhor. Pense num irmão que já tentou cantar, já gravou cd de mensagem, e ainda não se achou, contudo quando paramos para conversar tudo que ouvimos é que todos estão errados, mas ele, milagrosamente segue sempre certo, pergunto: existe alguém sempre certo? Ou existe pessoas que não tem costume de olhar para si e buscar melhorar a sua condição diante de Deus, se você não esta plenamente satisfeito com sua posição na obra, primeiro pense que quem te chamou sabe exatamente onde é o seu lugar mas Ele quer que você busque com intensidade a melhor forma de agradá-lo sendo obediente a sua voz, ao seu chamado, não queira ser, peça a Deus onde irá agradá-lo sua posição na frente da batalha.

O Deus que nós servimos sempre ira te conduzir através de sua maravilhosa voz onde estar, o que fazer, através de sua palavra, através dos lideres, sempre é Deus falando e querendo sua atenção, Ele esta agora nesse momento chamando sua atenção e dizendo que conta com você, não sei onde você esta agora, sei que grandes homens e mulheres de Deus pararam porque se decepcionaram na primeira grande batalha que a obra nos proporciona, quantos jovens parados, vivendo suas próprias vidas sem sequer lembrar que o nosso Deus nos chamou, e esse chamado é IRREVOGAVEL, seu lugar está lá,intocável, ninguém, eu disse NINGUEM fará o que você foi chamado para fazer. Então fala com o Senhor ai onde você estiver, diga a Ele suas duvidas, faça dessa parceria uma parceria de sucesso e vitoria em nome de Jesus, amem.

 

DA SERIE ALGUNS JOVENS DA BIBLIA

 

 Que papo é esse de chamado? 

Lições da vida do profeta Jeremias (parte 1/3)

 

Jeremias 1.4-7

Assim, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

Antes que te formasse no ventre, te conheci, e, antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.

Então disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.

Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.

 

Era um dia de semana como outro qualquer, meus pais cismaram de irem para Araruama, região dos lagos do Rio de Janeiro, passar ali um fim de semana prolongado, oba!! Eu tinha 12 anos, estava feliz da vida, pensar de chegar lá, andar de bicicleta à vontade, deitar na rede do meu pai, era bom demais passar dias com meus pais fora da correria do Rio de Janeiro. Sempre no caminho meu pai parava em algum posto para abastecer, la aproveitávamos para lanchar, mas naquele dia meu pai parou o carro ao lado de um carro que era lançamento na época, Fiat Tempra, já ate saiu de linha, eu era amarradão naquele carro, daí peguei um salgadinho, uma coca-cola e voltei pro carro pra ficar admirando o carro, irmãos, Deus tem suas iscas e formas de chamar a nossa atenção. Derrepente eu vi um homem, ainda me lembro como estava vestido, sua altura, seu belo semblante, pela primeira vez eu vi algo sobrenatural, a presença era tão forte que eu fiquei ligado, vidrado naquele homem vindo em minha direção, daí ele me disse: Deus te mandou um recado, você crer? Eu naquele instante não conseguia articular palavras, só balancei a cabeça fazendo sinal de sim, ele disse: Deus mandou você buscar primeiro a obra dele, ele tem algo maravilhoso em sua vida, disse que tudo que sonha o seu coração Ele te dará, mas busque a obra dele primeiro, amem?? Eu disse um amem ainda meio assustado com aquela presença maravilhosa do Espírito Santo ali naquele lugar, enquanto eu ainda tentava entender aquelas palavras ele simplesmente entrou naquele carrão e saiu para a estrada, eu penso que tenha sido um anjo, ou alguém cheio da presença, quero ainda dizer que nunca mais pude ver alguém tão cheio de Deus, creio que um anjo veio me entregar aquele recado, que dia marcante, que dia diferente na vida de um adolescente que embora nascido e criado na igreja, ainda não tinha tido contato intimo com o Senhor. Foi lindo demais!

Agora pense num jovem, filho de sacerdote, acostumado com a vida no templo, mas nunca em nenhum momento passou pela sua cabeça a idéia que ele um dia seria chamado pela direção, pelos sacerdotes que até muitos deles talvez ele conhecesse pessoalmente pela amizade com sua família, estava ali todos os dias, até que surge um chamado, um chamado que não partiu do sacerdote amigo do seu pai, dos irmãos do templo, surge um chamado do Senhor, certamente isso mudaria a sua vida para sempre, e por completo. 

 MUITOS SE ESCONDEM DO SEU CHAMADO

 Mesmo tendo um exemplo de chamado na família, Jeremias alega que era muito novo (21 anos) e que também não sabe falar e inexperiente, diante de tais argumentações Deus vai revelar algo lindo que até hoje serve para confrontar muitos motivos de não aceitar o chamado, Ele diz:  Antes que te formasse no ventre, te conheci, e, antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Jr 1.5

Sim, desde o ventre de sua mãe Jeremias foi escolhido, que revelação, que impacto deve ter sido para aquele jovem saber que antes de sua existência o Senhor já havia lhe dado um lindo chamado, chamado traria a Jeremias a responsabilidade de ser um canal de Deus para uma nação e influenciar sua geração com a palavra de Deus.

O que me chama a atenção é justamente a quantidade de pessoas que estão nas igrejas escondidas nos seus bancos, e que argumentam diante do seu chamado, sou muito novo, não sei pregar, não sei cantar, sou tímido, pensando assim colocar um motivo que o impeça de agir no seu chamado, Deus tem uma forma tão linda de agir em nossas vidas que fica difícil encontrarmos argumentos suficientes para não nos entregarmos na obra maravilhosa do Pai.

Entendo que essa questão é pessoal, e que todos os seus argumentos são baseados talvez em algum tipo de sentimento, mas penso que o inimigo tem agido no meio dos jovens tentando trazer um sentimento de inferioridade, ou ate mesmo a idéia de que você não se encaixa em nada, que nada daquilo ali tem sua cara, seu jeito, e que você não se vê incluso porque simplesmente não é a sua. Um dia uma jovem me disse que se sentia muito infeliz, que nada em sua vida parecia se encaixar,  tanto na igreja como no trabalho era como se nada era dela, foi difícil ver alguém que parecia deixar seus conflitos pessoais tomarem conta de sua vida de tal forma que isso lhe trouxesse uma grande tristeza em seu coração, naquela tarde oramos e oramos com fé, entregando todo aquele sentimento ao Senhor, toda aquela aparente frustração nas mãos dEle e pedimos uma resposta, ainda naquela semana. Ainda naquela tarde aquela irmã me ligou, ela nem conseguia falar de tanta alegria que jorrava naquela ligação, ela me dizia: Jader eu acabei de ser demitida do meu trabalho, eu pedi uma resposta ao Senhor e Ele me respondeu agora mesmo, eu não estava nada satisfeita com meu trabalho e não sabia o que fazer, quando minha chefe me demitiu eu nunca senti tanta certeza de que era Deus começando a agir como hoje.

Naquele dia eu vi que se nós pedirmos ao Senhor que nos guie, que tome conta de nossas vidas, será da forma dEle, do jeito dEle, um jeito tão maravilhoso e único de agir que não podemos presumir o que acontecerá, quando você se entregar aos cuidados do Senhor e de fato disser eis-me aqui as coisas vão rumar por um caminho onde você dependerá somente e exclusivamente do Senhor, foi lindo demais o agir de Deus e pensar que uma demissão é de fato uma noticia ruim, quando Deus quer agir transforma uma noticia ruim em benção para você.

Não se esconda do chamado do Senhor, saiba que Deus é tão maravilhoso que ele conhece todas as limitações e nem tampouco diminui Sua vontade de te ter na equipe, na obra, agindo, lutando pela vidas de outras pessoas, estando lá, a disposição do Senhor. Quantas promessas foram levadas para o cemitério pelo simples fato de não acreditarmos que somos chamados e não darmos crédito a esse chamado.

Pense na alegria que dará ao Senhor quando você se alistar na obra, você sabe: a alegria do Senhor é a nossa força! Ne 8.10  

Quantos jovens se lançam em projetos pessoais e pensam que o sucesso em suas carreiras farão deles pessoas felizes, sim, realização pessoal é algo marcante em nossas vidas, que preço tem ser reconhecido na sociedade, ter o retorno de anos de estudos, contudo que sucesso é tão gratificante quanto agradar ao Senhor e ofertar a Ele nossa vida, darmos a nossa juventude pela causa de Cristo, termos em nossa existência a certeza que somos úteis para o Criador, saiba que aquela forte mensagem escrita em Mateus 6.33 (Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.) é algo em que o Senhor se compromete para conosco quando nos lançamos a Ele, é real o compromisso dEle contigo, a fidelidade do Senhor é algo maravilhoso de se provar.

Não tenha medo do que vão dizer ou pensar, melhor é saber que o Senhor é contigo e que Ele nunca erra quando escolhe alguém, é mentira do inimigo quando ele diz que você não é apto para tal obra, porque o nosso Deus é o capacitador, tem duvida? ENTREGUE-SE e Ele fará o resto.

TAMOJUNTÃO!  a paz...

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
Visitante número: